Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

De campo de batalha ao alicerce para o futuro

     Alfena é uma pequena vila do Concelho de Valongo. As tradições e costumes antigos contrastam com o espírito moderno que hoje se faz sentir.

   A sua história remonta a antiguidade clássica, sendo palco de acções romanas, passando pela idade média, onde mouros e cristãos se dabateram, até aos nossos dias. O nome da vila tem duas explicações possiveis:

             Alfena -- Nome de um arbusto abundante nesta área

             Alfella -- Palavra árabe para "Batalha". Reza a lenda que nas planícies do vale do Leça foi travada uma batalha entre cristãos e mouros.

 

 

    A vila de Alfena acenta sobre vários montes que se estendem até Valongo e palnícies criadas pelo vale do rio Leça. A rede hidrográfica da área é redigida pelo rio Leça e pela ribeira de Tabãos.

 

    Tal como a maior parte das freguesias do país, Alfena tem raízes católicas, o que se reflecte nas tradições que ainda hoje são celebradas. O santo padroeiro de Alfena é o S. Vincente, sendo a sua romaria nos inícios de Janeiro. Todavia, a festa mais conhecida e dada como favorita dos habitantes é a Festa da Sr.ª do Amparo, que reúne vários voluntários que estendem tapetes magníficos manufacturados com sal, serrim pintado e flores desde a Igreja Matriz até à capela da Nossa Sr.ª do Amparo. Quanto à gastronomia típica existe a regueifa, um tipo de pão fofo, longo e enroscado, e o arroz de cabidela, também conhecido como Pica no Chão, que consiste num preparado de arroz de frango regado com sangue de galinha. 

   

    Alfena tem alguns monumentos dignos de referência, tal como a Ponte de S. Lázaro, situado no actual parque de lazer de S. Lázaro. Ponte essa construida pelos romanos, que a utilizavam para alcançar as cidades de Portus e Cale. Existem ainda alguns portais com recortes manuelinos que remontam a época renascentista, como o Portal do Ribeiro e o Portal das Telheiras.

    Rumo ao futuro, Alfena conta com já quatro zonas industriais e permanece em rápido crecimento pois a vila oferece uma posição estratégica relativamente à capital nortenha, Porto, sensivelmente 12 quilómetros de distância. Nos últimos anos, várias infra-estruturas tomaram lugar na vila de Alfena, surgiram novas escolas, novos edifícios, novas lojas e zonas comerciais, mas, sobretudo, novos projectos.

   Assim, Alfena é uma antiga vila voltada para o futuro, onde montes de ideias estão à espera de serem postas em prática, de forma a acompanhar o ritmo da modernidade. Cabe a nós, enquanto alfenenses, conciliar as ideias futuristas com as muito enraizadas tradições.

publicado por pumba007 às 14:53
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. Hospital Privado de Alfen...

. Letras da Terra

. Centro Social e Paroquial...

. Recortes de Inverno de Al...

. Câmara de Valongo aprova ...

. Brasão à medida de Alfena

. De campo de batalha ao al...

. Calendarização das Taref...

. Objectivos e Actividades

. Apresentação

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub